sobre o jota quest

Jota Quest

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jota Quest
Jota Quest no Via Funchal em 2010.
Informação geral
OrigemBelo Horizonte,  Minas Gerais
País Brasil
Gênero(s)
  • Power pop
  • funk rock
  • acid jazz
  • pós-disco
  • soul psicodélico
  • dance punk
Período em atividade1993 – atualmente
Gravadora(s)Independente
Chaos
Epic Records
Sony BMG Music Entertainment
Sony Music
Afiliação(ões)Wilson Sideral, Nando Reis, Roberto Carlos, Milton Nascimento, Nile Rodgers, Lulu Santos, Carlinhos Brown
Influência(s)Jamiroquai, Barão Vermelho, Red Hot Chili Peppers, U2,Legião Urbana, Tim Maia, Cazuza, Titãs, Os Paralamas do Sucesso, The Beatles, Rolling Stones
IntegrantesRogério Flausino
Marco Túlio
PJ
Paulinho Fonseca
Márcio Buzelin
Página oficialwww.jotaquest.com.br
Jota Quest é uma banda brasileira de pop rock formada em Belo Horizonte, em 1993. Nasceu com o nome J.Quest, por inspiração do desenho animado Jonny Quest. Para não serem processados pela Hanna-Barbera, o grupo teve de mudar o nome da banda para Jota Quest no final da década de 1990. Há também uma versão que diz que a alteração foi feita por Tim Maia, que, se referia a banda como Jota Quest.[1]
A banda também encontrou inspiração na banda de acid jazz Jamiroquai[2]. Foi por gostar de black music (soul/funk/disco) e acid jazz que o baixista PJ e o baterista Paulinho Fonseca resolveram formar uma banda. Em seguida, o guitarrista Marco Túlio Lara e o tecladista Márcio Buzelin juntaram-se ao grupo. Rogério Flausino começou sua atuação no conjunto após ser escolhido num teste com mais de dezoito candidatos.
Em 1996, foram contratados pela Sony Music e gravaram o primeiro álbum J. Quest, que trouxe alguns singles de destaque, como a regravação de "As Dores do Mundo" (de Hyldon) e "Encontrar Alguém".

Índice

  [esconder] 
  • 1História
  • 2Integrantes
  • 3Discografia
    • 3.1Álbuns de estúdio
    • 3.2Álbuns ao vivo
    • 3.3Álbuns em espanhol
    • 3.4DVDs
      • 3.4.1DVDs ao vivo
      • 3.4.2DVDs Promocionais
      • 3.4.3Coletâneas em DVD
  • 4Recordes
  • 5Prêmios e indicações
    • 5.1Grammy Latino
    • 5.2MTV Video Music Brasil
    • 5.3Prêmio Multishow
    • 5.4Prêmio Contigo! MPB FM
    • 5.5Meus Prêmios Nick
    • 5.6Troféu Imprensa
    • 5.7Melhores do Ano
  • 6Ver também
  • 7Referências
  • 8Ligações externas

História[editar | editar código-fonte]

O grupo fez seu primeiro show como J. Quest inspirado no desenho animado Jonny Quest e na banda de acid jazz Jamiroquai, ideia do baixista PJ (ainda que nenhum dos integrantes fosse fã do desenho). Na época, o grupo circulou pelo circuito de bares e faculdades de Belo Horizonte e chegou a reunir mais de duas mil pessoas por apresentação. Com isso, a banda foi conquistando espaço. o contrato com a Sony Music veio em seguida e o primeiro disco foi lançado em agosto de 1996. O visual dos anos 70, representado na capa do álbum de estreia por roupas características e enormes perucas black power da época, agradaram ao público e à mídia. Não demorou muito para as músicas "Dores do Mundo" e "Encontrar Alguém" – sucessos em Belo Horizonte - conquistarem as rádios de todo o Brasil. Mas levou um tempo ainda para se apresentarem na televisão. No dia 11 de janeiro de 1997, eles foram convidados pela Xuxa a irem se apresentar no programa que na época se chamava "Xuxa Hits" da Rede Globo. Foi a primeira apresentação do Jota Quest na televisão aberta.
A banda fez amizade com Tim Maia, de quem gravou "Dance Enquanto é Tempo”, o cantor se referia a banda como "Jota Quest", ao saber que usavam o nome J. Quest, a Hanna-Barbera, dona do desenho Jonny Quest ameaçou processar a banda, que logo optou pelo apelido dado por Tim Maia.[1]
Em 1998, já assinando como Jota Quest, a banda lançou o trabalho De Volta ao Planeta..., consolidando sua carreira em todo o país. A música "Fácil" foi uma das faixas mais tocadas da época e o grupo conquistou seu primeiro disco de Platina por vender mais de 250 mil cópias do disco.
Em 2000, o conjunto lançou o disco Oxigênio, que é o disco mais rock da banda, trazendo várias baladas românticas como "Dias Melhores", " O Que Eu Também Não Entendo" e "Tele-Fome".
Em 2002 foi lançado o disco Discotecagem Pop Variada. Rogério Flausino foi convidado pela Disney para cantar a versão brasileira a trilha sonora do filme Planeta do Tesouro. Seu título é "Estou Aqui" (I'm Still Here).
Em 2003, nos dias 1 e 2 de maio, foi realizada a gravação do primeiro DVD da banda, MTV ao vivo, na Praça do Papa, em Belo Horizonte, com transmissão na MTV Brasil. Primeiro álbum ao vivo do grupo, o trabalho, reuniu seus maiores hits e contou com a participação especial de Arnaldo Antunes e Thaíde. No mesmo ano, o Jota Quest foi o único grupo em toda a América Latina a ser convidado para participar da trilha sonora do filme Homem Aranha 2 com versão para o tema do desenho animado do herói (regravada anteriormente pelas bandas Ramones e Aerosmith) com letra de Rogério Flausino.
Em 2005, no dia 28 de janeiro, foi gravado um show especial da turnê MTV ao vivo no Claro Hall, Rio de Janeiro, e o projeto foi lançado em CD e DVD em edição limitada com o nome Jota Quest - Rio de Janeiro, 28/01/2005.
Também em 2005, quatro anos sem um trabalho inédito, o grupo gravou Até Onde Vai, que chegou às lojas em outubro daquele ano.
Dez anos depois do lançamento do primeiro CD, a banda marca presença no cenário pop rock brasileiro. Ao todo são seis CDs, milhares de shows e recordes de público por todo o Brasil, apresentações nos Estados Unidos e, recentemente, na Europa, onde participou da abertura do Rock in Rio Lisboa, dividindo palco com Carlos Santana e Roger Waters.
No ano de 2008, a banda lança La Plata, gravado no estúdio Minério de Ferro, após três anos da gravação do até então último álbum, Até Onde Vai que de 2005 foi a turnê mais longa do Jota Quest, chegando a lançar o DVD Até Onde vai, que foi gravado no dia 3 de Setembro de 2006, no Anfiteatro Pôr-do-Sol em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.  A canção "La Plata" esteve na trilha sonora da novela "Cama de Gato", e a balada romântica "Vem andar comigo" foi tema de Caras & Bocas.[carece de fontes]
No segundo semestre de 2010, o conjunto lançou para o mercado latino o seu primeiro álbum em espanhol, intitulado de Dias Mejores. O álbum foi lançado primeiramente na Argentina.[carece de fontes]
Em 30 de março de 2011, chegou às rádios a canção intitulada "É Preciso (A Próxima Parada)". No início de março, o Jota Quest anunciou uma turnê comemorativa aos 15 anos de carreira. A "J15 – 15 Anos na Moral" será uma espécie de festa com 5 horas de duração, onde a banda apresentará um show de três horas com três novas faixas e várias participações especiais como Pitty, Marcelo Falcão do O Rappa e da mais nova parceria com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá ambos ex-integrantes da Legião Urbana. Em um desses shows da turnê, no dia 30 de setembro, a banda tocou na quarta edição do Rock in Rio no antepenúltimo dia sendo um dos melhores shows do festival.
Em Maio de 2011, é lançado o box Quinze, primeira coletânea da banda, contendo quase quarenta faixas, sendo três inéditas.[3]
Ainda em fase de celebração de aniversário da banda, em dezembro de 2011 foi gravado um show especial da turnê "Quinze", contendo várias participações especiais no Credicard Hall, e o projeto foi lançado em CD e DVD em Maio de 2012 com o título Multishow ao Vivo: Jota Quest - Folia & Caos.
Em Julho de 2012 foi lançado mais um álbum em CD e DVD, dessa vez, o registro do show no Rock in Rio 2011.
A mais nova música de trabalho é Tempos Modernos. Em Março de 2013 a banda lança uma nova compilação intitulada Mega Hits, primeiro álbum lançado exclusivamente de forma digital em projeto da Sony Music. Além de 23 sucessos de carreira, o álbum traz duas regravações de antigos sucessos: Quero Que Tudo Vá para o Inferno de Roberto Carlos, e Pra Frente Brasil, sucesso da década de 1970.[4]


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário